sábado, 27 de fevereiro de 2016

Assadura

Bebê trocando fralda

Vou saber se meu filho está assado?

Sem dúvida, porque assaduras são fáceis de perceber. Certas áreas da pele que ficam cobertas pela fralda -- normalmente na área genital, nas dobrinhas das coxas e perto do ânus -- vão ficar vermelhas e irritadas. 

Às vezes as áreas afetadas têm um aspecto ressecado, outras vezes úmido, e também podem aparecer pequenas brotoejas. 

Se a assadura comum não for tratada, pode se transformar em um problema mais sério -- como uma micose, como a candidíase, ou uma infecção bacteriana. 

As micoses por cândida (o mesmo fungo que causa o sapinho e a candidíase vaginal) são mais comuns em bebês que estejam tomando antibióticos. Essas drogas matam as bactérias “boas” que normalmente controlam a proliferação dos fungos. A micose causada pela cândida começa com pequenos pontinhos vermelhos, que vão se multiplicando até formar uma placa vermelha. 

As infecções causadas por bactérias provocam o surgimento de placas amareladas e espinhas de ponta amarela, e podem vir acompanhadas de febre.

Nem sempre a assadura acontece só na área da fralda. Especialmente em regiões quentes, e em bebês gordinhos, elas podem aparecer em outras dobrinhas, como no pescoço ou embaixo do queixo.

Qual é a causa da assadura?

A principal causa é a umidade. Recém-nascidos fazem xixi o tempo todo, e também defecam com frequência. Nem as fraldas com o máximo poder de absorção conseguem tirar toda a umidade do contato com a pele do bebê, que é muito delicada. 

Se a troca de fralda demorar muito, é quase certo que haverá assadura. Mas o problema pode aparecer também mesmo com trocas frequentes e com todo o cuidado, dependendo da sensibilidade da pele de cada criança.

Bebês mais velhos podem acabar tendo assaduras em decorrência de mudanças na alimentação ou de diarreia.

Qual é o melhor tratamento para a assadura?

O melhor remédio é manter o bebê limpo e seco, com trocas frequentes de fralda. Se estiver calor, tente deixá-lo sem fralda por um tempinho, num lugar que seja fácil de limpar (prevendo o tamanho do desastre se ele fizer xixi ou cocô), ou durante uma soneca diurna. Tomar um pouco de sol na área afetada ajuda na cicatrização -- mas só o sol de antes das 10h e depois das 16h, e por uns 15 minutinhos.

Experimente também trocar a marca da fralda descartável, ou então de sabão no caso de fraldas de pano (lembrando que os médicos costumam recomendar, nesta fase, usar sabão de coco). Isso eliminará o problema se a causa principal for alérgica.

Uma assadura normal tem de melhorar depois de cerca de dois dias de tratamento comum, com os cremes tradicionais usados para prevenir a irritação (normalmente à base de óxido de zinco, vitaminas A e D, lanolina, calêndula e óleos). Não use pomadas com corticoides sem falar com o médico.

Se depois desse período de dois dias a assadura não tiver ido embora, ou tiver piorado, procure o médico, pois deve haver algum outro tipo de infecção, fúngica ou bacteriana, que exija tratamento específico.

Como posso prevenir as assaduras?

A melhor defesa contra a assadura é um bumbum sequinho. Siga cinco passos básicos:
  • Troque a fralda do bebê assim que possível, se ela estiver encharcada ou com cocô.
  • Limpe a área dos órgãos genitais do bebê com cuidado depois de cada cocô, e deixe-a bem seca antes de fechar a fralda.
  • Passe uma fina camada de pomada antiassadura no bumbum do bebê, como as de óxido de zinco. Não use talco -- ele pode ser aspirado pelo bebê e ir para os pulmões.
  • Não aperte demais a fralda. É preciso deixar espaço para o ar circular e a pele do bebê poder respirar.
  • Evite o uso de amaciante nas roupas do bebê.
  • Quando seu filho começar a comer alimentos sólidos, não dê muitas novidades ao mesmo tempo. Assim fica mais fácil perceber se a assadura se deve a alguma alergia alimentar.

Confira mais informações sobre assaduras ou a pele do bebê

3 comentários:

  1. Dal14ju

    Ola Minha filha está com 57 dias hoje , ela está com assaduras mais de 20 dias e não sara , já usei varias pomadas para assaduras e com cardicort . O coco dela está bem mole e esverdeado. Ela só mama no peito Alguém em sabe mim dizer o que usar ? Se pode ser algo na minha alimentação ?

    ResponderExcluir
  2. é sempre muito bom lê os post que ajudam demais \o as mamães de primeira viagem

    ResponderExcluir
  3. Olá minha bebê tem 2 meses. Só teve uns três episódios de assaduras bem leves até agora. Minha comadre ensinou a sempre secar o bumbum dela com um pedacinho de papel higiênico depois da limpeza com lencinho umedecido. Mas sem esfregar o papel. É só secar a umidade mesmo. Depois passo a pomada como de costume. Se ainda assim aparecer assadura, uso pomada a base de óxido de zinco e nistatina. Tem funcionado muito bem.

    ResponderExcluir