segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Há vacinas que doem ou dão mais reação no bebê que outras?

É comum à maioria das vacinas deixar uma sensação dolorida na área de aplicação nas primeiras 24 horas, e cremes e pomadas anestésicos não impedirão essa dor de aparecer. 

"Teoricamente, qualquer vacina pode provocar reações adversas, como febre, dor local ou irritabilidade, além de outros sintomas, mas isso tende a ocorrer mais com a tríplice bacteriana (DTP), a meningocócica e a pneumocócica", explica o pediatra Fábio Picchi Martins, integrante do Conselho Médico do BabyCenter. 

As vacinas injetadas diretamente no músculo da criança (intramusculares), na região da coxa ou do bumbum, costumam incomodar mais do que as aplicadas sob a pele (subcutâneas). 

Segundo a infectologista pediátrica Adriana Melo de Faria, da clínica Imune, no caso das vacinas virais, como contra catapora e febre amarela, a reação pode aparecer mais tarde, entre o quarto e o décimo dia, quando você já até esqueceu que o bebê tomou vacina. No caso da vacina contra catapora, podem surgir algumas bolinhas. Já com a tríplice viral (SRC), pode aparecer um vermelhão na pele, o chamado "sarampinho", que é inofensivo. 

Se tiver qualquer dúvida sobre algum sintoma do seu filho, é sempre melhor procurar o médico e pedir uma orientação, mesmo que seja só por telefone. 

De qualquer jeito, programe-se para ter tempo e dar bastante atenção ao bebê no dia da vacina. Mesmo que ele não tenha sintomas como febre, é possível que ele fique chatinho e irritado, e aí vale dar bastante colo e carinho até o desconforto passar. 

Os especialistas não recomendam mais dar um analgésico antes da aplicação da vacina, porque há indícios de que o remédio possa interferir na eficácia da imunização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário