quarta-feira, 13 de abril de 2016

Cólica no recém-nascido (REPUBLICAÇÃO)

Postado por Ju mãe de dois

Obs: Meninas, pela importância do assunto, decidi republicar este post com alguma atualização!




O bebê chora por algum tipo de desconforto que vai desde fome até ausência da mãe passando por uma fralda apertada demais ou calor/frio, enfim, tudo é possível.

Todas as possibilidades devem ser verificadas pela mãe.


Um dos motivos pelos quais os bebês mais novinhos costumam chorar bastante é por causa da CÓLICA!


A cólica tem sido definida como um longo período de choro vigoroso que persiste apesar de todos os esforços de consolo. A maioria dos bebês passa por períodos em que parecem anormalmente nervosos ou choram por nenhuma razão aparente.


A cólica é mais comum durante os três ou quatro primeiros meses de vida. Pode começar nas três primeiras semanas após o nascimento e geralmente acaba perto dos três meses de idade. É raramente sentida por bebês com mais de seis meses de idade.

Suspeite de uma verdadeira cólica quando seu bebê tiver ataques repentinos e sérios de choro alto que duram várias horas; se o choro ocorrer na mesma hora todos os dias, muita vezes à tarde ou à noite; se os episódios de choro acontecem repetidas vezes, começando de repente e terminando de forma abrupta; se seu bebê parece inconsolável e nada que fizer lhe traga conforto; se seu bebê parece zangado e se debate quando o segura no colo; e se parece não haver nenhuma explicação para esses repentes de choro.


Atenção a dieta da lactante: Se estiver amamentando e seu bebê tiver cólica, ele pode ser sensível a algo que você esteja comendo. Os agressores mais comuns são laticínios , chocolate, cafeína, melão, pepino, pimentão, frutas e sucos cítricos e alimentos condimentados. Se estiver amamentando um bebê com cólica, tente eliminar da sua dieta alimentos que produzam gás, inclusive couve-flor, brócolis, couve-de-bruxelas, pepino, pimentão verde e vermelho, cebola, favas e leguminosas. Outros alimentos na dieta da lactante que podem contribuir para a ocorrência de cólica incluem leite de vaca, banana, frutas silvestres, e qualquer coisa que contenha cafeína. Lactobacillus: A lactante deve tomar um suplemento de Lactobacillus acidophilus ou bifidus. Se estiver dando mamadeira ao seu filho, administre o suplemento dissolvido no leite.




Procure não ficar nervoso:




O estresse e a tensão - tanto seus quanto do bebê - podem contribuir para a cólica e piorar o problema.



Coloque o bebê para arrotar:



No final de cada mamada completa, ponha seu bebê para arrotar durante dez minutos. Fique calmo. Alguns minutos a mais, agora, podem evitar um acesso de cólica mais tarde.Super ou subalimentação: Tente evitar dar muita ou pouca comida ao seu bebê. Regurgitar o alimento após mamadas pode indicar superalimentação; choro ou sucção contínua após a mamada pode indicar subalimentação. Faça o que seu filho mandar. Se seu bebê estiver engordando e se desenvolvendo normalmente, você provavelmente estará no caminho certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário