segunda-feira, 27 de junho de 2016

Dica simples, prática, infalível para aquecer a cama nesse inverno

Quem mais está sofrendo por aí com as baixas temperaturas? Nossa, por aqui tem sido feio, viu! E na hora de ir para cama dá aquele arrepio na espinha.
Pois se é desconfortável para nós deitar numa cama gelada, é também para nossos pequenos. Disso não tenho dúvidas. E foi por isso, pelo fato de uma cama gelada ser tão ruim para crianças quanto para adultos, que eu resolvi compartilhar essa dica tão bacana que o meu amigo Bruno Kim postou na sua página pessoal do Facebook. Assim que eu vi, pedi autorização para dividir com vocês e ele liberou na hora (Bruno é responsável pela ONG Inovar Educação . Dê uma espiadinha para conhecer o seu trabalho tão bacana nessa iniciativa).
garrafa para esquentar a cama

garrafas para aquecer camaO frio me trouxe mais uma boa lembrança da minha avó. Ela nasceu na Coreia, onde no inverno a temperatura batia facilmente em -20°C. Como era muito humilde, não tinha calefação em casa então tinha que improvisar. Assim, aprendeu a usar garrafas de vidro com tampas de rosca com água quente para colocar debaixo do cobertor. O seu calor dura apenas algumas horas, mas ajuda muito a esquentar o corpo enquanto a cama e o cobertor vão aquecendo. Já no Brasil, lembro que minha avó sempre esquentava a minha cama com esse método que ela aprendeu na Coreia e nunca vi alguém fazer igual por aqui, que não fossem coreanos (levanta a mão quem fazia isso!).
Estas aqui da foto me foram dadas pelo meu avô uns 10 anos atrás e hoje eu as uso para esquentar a cama dos meus filhos. Estou contando isso para vocês para que possam usar o mesmo método e mais do que isso, para que possam ensinar outras pessoas a fazerem o mesmo, especialmente as de menor poder aquisitivo ou as que vivem em condições precárias e tem dificuldade em lidar com o frio. E além disso, que possamos lembrar de que o inverno é gostoso (eu mesmo gosto mais do que o calor) mas que existem muitos que sofrem nesta estação, como os moradores de rua. Existem muitas campanhas de doação de agasalhos rolando por aí, vamos participar!<3 ‪#‎CoisasDeCoreano‬
Assim que eu vi esse post, entrei em contato com o Bruno e tirei algumas dúvidas. Eu queria compartilhar com vocês essa super dica, mas também queria garantir a segurança de todo mundo (principalmente das crianças), por isso fiz algumas perguntinhas que ele me respondeu. E aqui vão alguns detalhes da técnica da vovó coreana para garantir que a cama/berço ficará quentinha(o) e segura(o):
  • Para fazer essa técnica, o ideal é usar garrafas de vidro com tampa de rosquear (como garrafas de uísque ou vodka). Dessa forma não há o risco delas se abrirem. Ainda, garrafas pet não são indicadas, pois elas podem derreter.
  • A forma correta de colocar as garrafas na cama/berço é enrolando-as numa toalha. Assim, se alguém encostar nelas não corre o risco de se queimar.
  • E o lugar certo de colocar é nas extremidades que ficam mais frias e acabam gelando o resto do corpo. Ou seja, próximo aos pés e às mãos. Com essas partes do corpo mais quentinhas o resto aquece também.
  • Não há um limite de garrafas para se colocar na cama. Você que decide. Só tem que cuidar para também não ficar desconfortável.
  • É indicado colocar as garrafas na cama/berço um pouco antes de se deitar, para já ir aquecendo.
Gente, achei a dica bárbara e não podia deixar de compartilhar com vocês. Tão simples e barato de fazer. Pra ser colocado em prática já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário