quarta-feira, 16 de março de 2016

Chikungunya na gravidez

por :BabyCenter Brasil

Rede mosquiteira que ajuda a prevenir doenças como chikungunya, zika e dengue

N

    O que é chikungunya?

    Chikungunya (pronuncia-se chicungunha) é uma infecção viral caracterizada por febre e dor nas articulações, sintomas bem parecidos aos da dengue. Na realidade, as duas doenças são semelhantes.

    A chikungunya é transmitida através da picada dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, que se reproduzem em água parada. Estes mesmos mosquitos com listras brancas nas patas transmitem ainda dengue e zika. 

    São insetos mais ativos durante o comecinho da manhã e o fim da tarde, por isso é essencial que você se proteja contra os mosquitos que possam rodear a sua casa.

    Quais são os sintomas da chikungunya?

    Além de febre e dor nas articulações (principalmente de manhã), uma pessoa contaminada pelo vírus pode ter:
    • Forte dor de cabeça
    • Dor nas costas
    • Arrepios
    • Dor muscular
    • Náusea e vômito
    • Manchas vermelhas pelo corpo

    Se você começar a apresentar esse tipo de combinação de sintomas, procure um médico imediatamente. Quanto mais cedo você receber orientação médica, melhor para evitar complicações. 

    Os sintomas costumam aparecer de três a sete dias depois da picada, duram geralmente uma semana, mas podem se estender por até três semanas. A dor nas articulações às vezes permanece por meses a fio. 

    A dor prolongada de articulações é, aliás, uma das maiores diferenças entre a chikungunya e a dengue. Outra diferença é que as dores da chikungunya tendem a afetar mais as mãos, os pés e as costas.

    Em casos raros, a chikungunya pode provocar uma infecção no cérebro (encefalite).

    Como faço para me proteger do vírus chikungunya?

    Como ainda não existe vacina de chikungunya, a melhor forma de proteção é a prevenção contra os mosquitos. Não deixe de:
    • Manter a sua casa e as áreas próximas sem água parada. Fique de olho no acúmulo de água em potes de plantas, pneus, calhas e tanques de reserva de água para reúso (eles devem ser mantidos cobertos para que não virem criadouro de mosquitos)

    • Recolher, fechar e manter o lixo dentro de contêineres tampados

    • Usar telas em janelas e portas para diminuir a chance de entrada de mosquitos em casa

    • Passar repelente pelo corpo e até em cima das roupas

    Confira outras recomendações de como afastar os mosquitos

    A chikungunya pode prejudicar minha gravidez ou o bebê?

    Embora haja alguns relatos de aborto espontâneo em mulheres que tiveram chikungunya no começo da gravidez, de modo geral, o vírus não parece afetar a gravidez ou o bebê. 

    Pesquisas demonstram até o momento que o vírus da chikungunya não é transmitido ao bebê na barriga. 

    Os registros de transmissão mãe-bebê ocorreram quando a mãe apresentou sintomas, como febre, nos dias logo antes ou logo depois do nascimento, o que indica possível contato com sangue contaminado pelo vírus durante o parto – tanto normal como cesariana. 

    Por isso é fundamental falar com seu médico ou procurar um hospital se você tiver qualquer sintoma da doença no final da gestação. Grávidas com chikungunya precisam ser monitoradas com toda a atenção, assim como os bebês logo após o nascimento. 

    Recém-nascidos com a doença podem desenvolver infecção grave e outras complicações, como menor capacidade para se alimentar, inchaço, problemas de pele ou ter convulsões.

    Existe tratamento para a chikungunya na gravidez?

    Não há nenhuma vacina ou remédio para a chikungunya. O tratatamento é somente destinado a aplacar os sintomas, como a febre e as dores no corpo. 

    Consuma bastante líquido (água, água de coco, sucos, sopas) para evitar a desidratação por causa da febre e descanse o máximo possível. Como a dor no corpo pode ser forte, talvez você tenha que tomar algum analgésico (sempre sob orientação médica). Um banho morno costuma melhorar a sensação de mal-estar.

    Quem teve chikungunya pode pegar de novo?

    Não, segundo o que se sabe até agora. De acordo com os especialistas, uma vez que você teve a doença, estará imune devido aos anticorpos que se desenvolveram no seu organismo para combatê-la. 

    O perigo, contudo, é que continuará vulnerável a outras doenças transmitidas por mosquitos, como a dengue e a zika , então vai ter que tomar cuidado com os mosquitos ainda assim. 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário