segunda-feira, 21 de março de 2016

Ductos lactíferos entupidos

Escrito para o BabyCenter Brasil

mãe amamentando

N

                             O que é um ducto bloqueado?

Os ductos dos seios são a complexa rede de canais que transportam leite materno dos tecidos onde é fabricado até os mamilos. Considere os ductos lactíferos como se fossem vários canudos que se encontram na ponta do mamilo para entregar o leite à boca do bebê.

Quando se fala em ductos bloqueados existem duas possibilidades. Uma se refere aos estágios mais iniciais da mastite e a outra a um entupimento de fato no ducto. Embora com causas diferentes, em ambas as situações os sintomas costumam ser os mesmos:

  • Possível presença de nódulo no seio
  • Vermelhidão
  • Dor
  • Inchaço
  • Sensibilidade na pele da região

No caso de ductos realmente entupidos -- algo muito mais raro e que tende a acontecer semanas ou meses após o início da amamentação --, algumas mulheres notam, além dos sintomas acima, um pontinho branco na ponta do mamilo. Isso é sinal de que um ducto ficou bloqueado por células da pele que cresceram sobre ele.

O tratamento é simples: esfregue uma toalha delicadamente ou dê uma pequena picadinha na região com uma agulha esterilizada. É melhor fazer isso depois de ter dado de mamar, porque a pele do mamilo estará mais macia. Muitas vezes, o próprio bebê acaba removendo essa pelinha durante uma das mamadas e resolvendo o problema.

O que causa o bloqueio dos ductos?

Quase sempre o que leva ao bloqueio é o fato de os seios não serem esvaziados completamente pelo bebê. Isso é bem mais comum nas primeiras semanas de amamentação, quando a mãe ainda está pegando o jeito de dar o peito.

Se o leite continuar acumulado porque não sai na mesma velocidade em que é produzido, ele é empurrado para dentro do tecido mamário, onde provoca uma inflamação. Esse é o quadro que leva a sintomas como inchaço, dor e vermelhidão na região.

Se o leite também acabar entrando na corrente sanguínea, além dos sintomas acima, aparecerão ainda mal-estar, dor no corpo, febre -- sinais semelhantes a uma gripe, mas que indicam uma mastite.

A sensação de gripe é um alerta de que seu corpo está tratando o leite como um corpo estranho, que precisa ser combatido pelo sistema imunológico.

O que fazer no caso de ductos bloqueados?

A solução é se certificar de que o bebê está mamando direito. Para isso, veja se a "pega" está correta. Nosso guia prático sobre amamentação poderá ajudá-la a posicionar melhor o bebê.

É importante agir rápido para acabar com os sintomas o quanto antes e impedir que eles levem a uma mastite. Converse com seu médico para uma melhor avaliação do quadro.Vale lembrar que:
  • A amamentação deve prosseguir, mesmo que doa. Dê de mamar o maior número de vezes que conseguir, e evite longos intervalos entre as mamadas. Esvaziar as mamas só vai amenizar os sintomas.
  • Experimente diferentes posições para amamentar para tentar encontrar uma que leve a um melhor encaixe da boca do bebê.
  • Um analgésico pode ajudar a aliviar a dor. Mas é preciso verificar com o médico o que você pode tomar.
  • Usar uma bombinha para extrair o leite depois de cada mamada auxilia na retirada total do leite.
  • Compressas quentes (ou frias) nos seios, banhos quentes e uma massagem delicada (antes e depois de amamentar) aliviam a dor. Se tiver dificuldade de fazer a massagem sozinha, peça ajuda: da mãe, do marido, da enfermeira. Não hesite em pedir auxílio.

Os ductos bloqueados podem prejudicar o bebê?

Às vezes o fluxo de leite no seio afetado pode ficar mais lento, o que levará o bebê a parecer mais agitado na hora de mamar daquele lado. Mas não há maiores consequências além disso.

Posso continuar a amamentar?

Por mais difícil que seja, o ideal é realmente continuar a amamentar para que o bebê tome todo o leite do seu seio e você não acabe com uma mastite. Porém, se apresentar febre depois de 24 horas e sentir dor mesmo após seguir as dicas citadas acima, vá ao médico o mais rápido possíve


http://brasil.babycenter.com/a1600039/ductos-lact%25C3%25ADferos-entupidos#ixzz43a0sHTy3

Nenhum comentário:

Postar um comentário