sexta-feira, 18 de março de 2016

Como gostar do seu novo corpo

Escrito para o BabyCenter Brasil

Mãe tenta fechar calça no pós parto
Agora que o bebê nasceu, você deve estar louca para retomar o controle sobre o seu corpo e vê-lo voltar a exatamente o que era antes (ou até melhor). 

O importante é você se dar um tempo. Afinal, seu organismo passou nove meses se esticando e se ajustando ao pequeno ser que crescia lá dentro, e não dá para achar que você vá voltar ao "normal" em poucas semanas. 

É bem possível que você precise de mais nove meses, e até um ano, para se considerar com a forma de antes. Ainda assim não será exatamente igual ao que era

Naqueles momentos de desespero, em que nenhuma roupa parece caber direito, o jeito é se lembrar de que tudo isso aconteceu para que pudesse surgir um incrível bebê, um novo ser humano gerado inteiramente pelo seu corpo. 

Veja a seguir outras dicas para ajudar você a curtir seu corpo pós-parto, seu novo corpo de mãe.

Seja paciente com a recuperação

É normal não se sentir muito bonita logo depois do nascimento do bebê. A maioria das mulheres se sente dolorida, vê os seios pingarem leite e a roupa cheirar azedo, está inchada, meio flácida, suando em bicas, além de exausta e emocionalmente esgotada

Arme-se de paciência e saiba que o seu verdadeiro eu (ou algo próximo a isso) vai voltar. Quanto tempo isso vai levar depende de uma série de fatores: idade, se é ou não a primeira gravidez, sua condição física e fatores genéticos (ou, basicamente, sorte). 

Sim, algumas mães recém-paridas começam a usar suas roupas normais poucas semanas depois de ter bebê, mas isso é bem menos comum. 

Não vale a pena você ficar se comparando a elas. Quanto às celebridades que voltam à boa forma em pouquíssimo tempo, lembre-se de que elas provavelmente têm uma infinidade de recursos à disposição, como personal trainers e nutricionistas, passando por babás e empregados, e que talvez não tenham as mesmas prioridades que você. 

Procure pensar que o bumbum grande demais, a barriga flácida e a cintura larga são um pequeno preço a pagar, com sorte temporário, pela presença daquela maravilhosa nova pessoinha em sua vida. 

Trate-se com carinho

Você sabia que a gravidez consiste, na verdade, de quatro trimestres? Pense nos três primeiros meses após o nascimento do bebê como parte da mesma caminhada. Você e o bebê ainda estão muito ligados, inclusive pelo corpo. 

Se possível, reduza atividades como cozinhar e limpar a casa nas primeiras duas a quatro semanas depois do parto, para que você possa se concentrar em descansar e cuidar do bebê. 

O sono é essencial para a recuperação do corpo, para sua capacidade de lidar com as dificuldades e para se sentir bem. Colocar as pernas para cima e beber muito líquido podem fazer maravilhas para se livrar do inchaço da gravidez e do pós-parto. 

Aos poucos, comece a fazer exercícios -- eles ajudam a recuperar a forma e são uma boa maneira de combater a depressão e o mau humor. 

Se você teve parto normal, já nos primeiros dias provavelmente pode começar a caminhar, a fazer exercícios para o assoalho pélvico e alongamentos leves. Fale com o médico antes de fazer exercícios aeróbicos mais fortes e qualquer coisa envolvendo pesos. 

Caso você esteja se recuperando de uma cesárea, converse com o obstetra para voltar a se exercitar. 

Seu corte precisa estar totalmente cicatrizado antes de você fazer exercícios para os músculos abdominais. 

Dicas de mãe para mãe

Experimente seguir alguns dos conselhos dados abaixo por leitoras do BabyCenter que já estiveram na mesma situação: 

"Faça algo que faça com que você se sinta sexy e atraente -- faça o pé, compre uma peça de roupa (que sirva!), corte ou pinte o cabelo." 

"Compre uma ou duas calças de amarrar na cintura ou de elástico que sirvam agora, mas que você ainda poderá usar mesmo depois que voltar ao tamanho pré-gravidez."

"Vista-se e se maquie pela manhã. Eu me sentia mais normal ao fazer coisas normais." 

"Comprei um novo par de sapatos (talvez você precise mesmo, pois seus pés podem estar maiores). Foi um jeito fácil de me fazer um agrado sem ir à falência." 

"Eu estava mais preocupada em agradecer ao meu corpo por realizar um sonho. Realmente o corpo muda -- assim como a alma. Perdi 18 quilos em seis semanas ao amamentar, mas meu corpo não voltou mais ao que era antes. Meu coração, porém, está muito mais feliz." 

"Concentre-se nos aspectos que fazem você se sentir bem agora, e minimize a importância daqueles que te deixam menos confiante. Use roupas com decotes que valorizem seus novos e belos seios." 

"Por mais duro que possa ser, tente relaxar e dar um tempo nos seus padrões de beleza. Além disso, há boas chances de que seu parceiro esteja gostando das suas curvas." 

"Em vez de ficar aborrecida por não caber nos seus velhos jeans, compre um do tamanho certo. Quando você usa roupas que servem, é mais fácil se sentir atraente e confiante."

"Saia e dê uma volta. Agora que você está uns cinco quilos mais leve e não tem o bebê empurrando seus pulmões, pelo menos pode respirar melhor!"

"Mesmo que esteja com muito sono, um banho de cinco minutos vai te reanimar. E um banho relaxante faz maravilhas na hora de ir dormir."

"Tente se aceitar como você é agora e estabeleça metas razoáveis. Não importa o tamanho, você pode ser bonita e se orgulhar do seu corpo. Ame-se e todos amarão você."

Nenhum comentário:

Postar um comentário