sexta-feira, 18 de março de 2016

Como se convencer a se cuidar

Escrito para o BabyCenter Brasil

Mãe tenta se convencer a se cuidar
por Diane Sanford

(Este artigo foi adaptado do livro "Life will never be the same: The real mom's postpartum survival guide", ou "A vida não será mais a mesma: guia de sobrevivência pós-parto para a mãe de verdade", em tradução livre, de Diane Sanford e Anne Dunnewold).

Sugestões para se cuidar bem

Se você é como boa parte das mães, pode parecer impossível cuidar de si mesma quando o bebê nasce, principalmente nos primeiros meses. Mas se cuidar é muito importante, não só para você como para a criança. 

Se você se concentrar em você mesma por alguns minutos, tem grande chance de se sentir menos frustrada, irritada e autocrítica, e se proteger da depressão pós-parto 

Veja sugestões sobre como fazer isso. Pode ser difícil fazer tudo, mas ler a lista pode ajudar a entender que você também precisa de cuidados. 

  • Procure se concentrar no trio básico da saúde: descanso, alimentação e atividade física.

  • Tente conversar ou se encontrar com outros pais e mães pelo menos uma vez por semana. Procure locais onde possa achá-los: a pracinha, a porta da escola, sessões de cinema especiais para mães com bebês...

  • Expresse e aceite seus sentimentos negativos. É normal se sentir mal às vezes, quando se é mãe, e em especial quando você está se adaptando a um novo bebê.

  • Foque nos sentimentos positivos. Veja o que faz você se sentir bem e não só preste atenção nisso, como invista na sensação.

  • Distraia-se -- seja sozinha, com seu parceiro ou com outro adulto. Ninguém consegue trabalhar direto o dia todo sem ter um intervalo, mesmo que o trabalho seja ficar em casa com um bebê.

  • Mantenha as expectativas num nível realista. Ninguém consegue fazer tudo, e ninguém é perfeito. Estabeleça metas razoáveis e alcançáveis, por exemplo, na hora de arrumar a casa ou perder peso.

  • Cultive o senso de humor. Tente rir todos os dias, de você mesma, da situação ou de qualquer coisa.

  • Organize o seu dia. Planeje os horários para os itens na sua lista de coisas a fazer. Mas mantenha esse plano flexível e realista, para que você possa segui-lo.

  • Adie outras grandes mudanças de vida. Evite assumir um novo emprego, mudar de casa ou arranjar um novo companheiro até que se sinta bem e adaptada ao seu novo papel de mãe.

Por que é difícil se colocar à frente das prioridades

Muitas vezes achamos que priorizar nossa saúde emocional e física vai interferir nos cuidados do bebê, companheiro, amigos e familiares, e que eles é que têm prioridade. 

Na realidade, o oposto é que é verdade. Quanto mais você se cuidar, terá mais energia para se dedicar aos outros com um senso maior de paz, e com menos estresse e ressentimentos. 

Veja abaixo uma lista de crenças e hábitos que podem estar impedindo você de cuidar de si mesma, emocionalmente ou fisicamente. Pode ser que alguns deles já tenham passado pela sua cabeça: 

  • As necessidades dos outros são mais importantes do que as minhas necessidades.
  • Meu papel é cuidar dos outros. É o que as mulheres fazem.
  • Não consigo tempo para fazer coisas extras.
  • Sinto que sou egoísta quando faço algo para mim.
  • Não mereço ter tempo para fazer o que quero para mim.
  • Tenho medo de outras pessoas ficarem bravas comigo.
  • Minha mãe nunca fez nada para ela própria, então eu também não posso.
  • Uma boa menina sempre pensa primeiro nos outros.
  • Gasto todo meu tempo para fazer tudo que precisa ser feito "direitinho".
  • Não preciso fazer nada, sou naturalmente saudável.

Uma vez que você se conscientizar de bloqueios como os listados acima, você pode substituir essas ideias, pois elas atrapalham sua capacidade de cuidar de si mesma.

Como reprogramar seu jeito de pensar

Uma maneira de derrotar o pensamento contraproducente é mentalizar frases positivas, que vão contra as ideias que estão profundamente marcadas na sua cabeça. Tente o seguinte exercício: 

Procure um lugar tranquilo e feche os olhos. Respire devagar e profundamente, tão devagar que você sinta seu abdome subir e descer. Durante dois minutos, repita toda vez que você soltar a respiração: "Cuidar de mim é bom para o bebê." 

Procure uma imagem mental para ajudar você a reforçar a necessidade de se cuidar. Assim como o telefone precisa ser carregado, ou o tanque do carro cheio, você também precisa repor as energias. Use a imagem ou metáfora que funciona melhor para você e pense nela enquanto repete a frase. 

Cada vez que alguma coisa dentro da sua cabeça disser que algo é mais importante do que cuidar de você mesma, respire fundo e pratique esse exercício. Pode parecer bobo ou estranho no começo, e você pode ficar na dúvida se funciona mesmo. Mas tente por alguns dias antes de avaliar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário