sábado, 5 de março de 2016

O primeiro banho do Bebê

O primeiro banho do Bebê
Eu sempre imaginei que a hora do banho seria uma experiência alegre, cheia de risadas e bolhas. 

Acaba que esse evento particular do desenvolvimento do bebê pode ser irritante e assustador! 

Isabel, minha primeira filha, parecia bem grandinha quando nasceu (3 quilos e 500 gramas), mas no primeiro banho, ela pareceu magrela e muito escorregadia.

Nos pegamos o jeito do banho após alguns treinos, e se tornou uma hora que ficávamos ansiosas para chegar. Aqui estão algumas dicas que me ajudaram (e a Isabel) a passar pelos primeiros banhos.

1. Se prepare


Eu não começava a dar banho na minha filha até eu ter tudo o que precisava do meu lado, incluindo shampoo, sabonete, toalha, um vidro de óleo e pelo menos um brinquedinho divertido e que chamasse a atenção dela. 

Eu organizava tudo antes de levá-la para a banheira. Assim, eu não precisava tirar os olhos dela por um segundo durante o banho.

2. Pense na banheira


Depois que o cordão umbilical da Isabel caiu, ela estava pronta para ir dos banhos de esponja para os banhos de banheira onde ela poderia ser mergulhada na água. 

Mas como a banheira no nosso quarto era enorme, eu usei uma banheira azul feita para bebês com menos de 5 quilos e coloquei o patinho de borracha dela na borda. Então, enchi a banheira com os 5 centímetros de água recomendados.

3. Mantenha o calor


Por segurança durante essa evolução do bebê, eu sempre segurava firmemente a Isabel durante o banho. A banheira de plástico servia para apoiá-la e evitar que ela balançasse, mas também significava que parte do corpinho dela estava fora da água. 

Para evitar que o bebê fique com frio, eu jogava a água da banheira cuidadosamente sobre o peito dela enquanto eu a ensaboava.

4. Faça um ambiente aconchegante


A melhor hora do banho para o seu bebê é o aconchego do final. Isabel se acamava muito quando eu a embrulhava na em uma toalha e a ninava. Na verdade, isso a acalmava tanto que um banho rápido se tornou parte da rotina de dormir. Ela aprendeu a associar o fim do banho com a hora de dormir - facilitando as noites para nós duas.

Os primeiros banhos do seu bebê estão parecendo difíceis, mas persista!

Com um pouco de prática, você também vai descobrir que uma ensaboada noturna pode ser uma oportunidade de fortalecer o vínculo com seu bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário