sexta-feira, 4 de março de 2016

Como fazer o seu filho comer alimentos diferentes

Como fazer o seu filho comer alimentos diferentes
É uma cabeça balançando ou um lamento a resposta típica quando você oferece algo novo na hora do jantar? Não é sua culpa. Muitas crianças escolhem o que come em algum momento de suas vidas.

Mas isso não significa que você deve desistir de ampliar seus horizontes culinários ou a introdução de comida saudável na hora das refeições. Como seu pequeno começa a explorar novos alimentos, você pode cultivar a vontade de experimentar coisas novas - especialmente coisas nutritivas. Aqui estão algumas estratégias testadas pelos pais para fazer o seu pequenino tentar (e talvez até mesmo gostar) de diferentes tipos de alimentos. Você nunca sabe - talvez você até acabe com um comilão em suas mãos!

Se você tiver alguma dúvida sobre a dieta do seu filho ou a saúde geral, não se esqueça de perguntar ao seu pediatra. 

Passo 1: Explore o Sentidos

Aqui está um ótimo jogo que eles vão adorar: Cubra os olhos de seu filho com as mãos ou uma venda. Faça-a tocar em uma maçã inteira e um tomate para ver se ela pode adivinhar qual é qual. 

Em seguida, corte um pequeno pedaço da maçã e o tomate, deixe-a cheirar cada um, e peça-lhe para adivinhar novamente. Finalmente, faça-a apertar o nariz tampando-o, e dar uma pequena mordida de cada alimento. Em seguida, revele o que ela apenas experimentou. Ela pode se surpreender ao perceber como o cheira afeta o gosto.

Agora, com os olhos da criança descobertos, quebre uma cenoura e peça a ela que descreva o som que isso faz. Faça o mesmo com um pepino e um cachorro-quente e compare. Qual se abre? Qual salta? O fim desta experiência? Almoço!

Passo 2: Faça misturas no menu


Se o seu filho não vai se aventurar longe de alimentos familiares, você pode fazer algumas pequenas mudanças que serão deliciosas, bem como saudáveis. Seu pequenino ama massas? Experimente servi-lo com um molho feito de vegetais frescos picados em vez de um queijo cremoso ou molho de carne. A pizza, sempre popular, pode ter um impulso nutricional completando-a com brócolis picado, pimentão, abacaxi - quanto mais cor, melhor.

Passo 3: Ignore as primeiras impressões e continue tentando


Você pode ter sempre odiado aipo, mas é possível que os gostos do seu filho possa mudar ao longo do tempo. Portanto, não desista quando você vê um nariz entortado ou ouvir um "não". Pode ser necessário oferecer um alimento até 10 vezes antes que se torne uma opção para ele.

Passo 4: Pratique o que você ensina Bebês e crianças pequenas gostam de imitar os seus pais, então a próxima vez que você receber uma recusa de comida, tente dar-se um pouco do que está sendo oferecido. Mostrar que você "ama" a comida pode inspirar o seu pequenino a morder um pedaço ou tentar algo novo.

Passo 5: Tempere sua vida


Um monte de comida saudável é simplesmente tedioso e enfadonho. Por que não tentar adicionar um pouco de tempero? As crianças pequenas não precisam de sal adicionado à sua comida, mas um pouco de alho ou outra erva saborosa ou especiaria é uma boa opção. Não deixe de provar a comida temperada antes de oferecê-la ao seu filho. Mais cedo ou mais tarde, você pode ter o prazer de vê-lo devorar algo que foi inicialmente rejeitado.

Com estas táticas, com o tempo a criança vai ampliar seu repertório e começar a comer uma dieta mais equilibrada. Nesse meio tempo, tentar relaxar e se divertir na hora das refeições!

Nenhum comentário:

Postar um comentário